Chá - Arte do Chá

Chá- Arte do Chá






 Chá

A arte do chá é uma tradição muito antiga e, para podermos contar, precisaremos viajar até a China, durante a dinastia Shang, na província de Yunnan, entre 1500 e 1046 a.C., como mostra a plataforma de conhecimento histórico (World History Encyclopedia).

A história por trás do descoberta do Chá.


Uma lenda conta que, por volta de 2737 a.C., durante sua permanência como governante, a população sofria com surtos epidêmicos. Para aliviar o sofrimento da população, o imperador Shen Nung determinou que toda água deveria ser fervida antes de ser consumida, a fim de eliminar qualquer tipo de contaminação. 


 A lenda diz que, num belo dia, enquanto o imperador descansava sob árvore, algumas folhas da" Camellia Sinensis" caíram sobre a água quente.

O imperador ficou sem saber se deveria beber da água, pois ninguém havia feito isso até então. Mesmo assim, decidiu experimentar. 

Ao fazer isso, ficou impressionado com o sabor que aquelas folhas deram à água.

 A partir desse evento, o hábito de beber chá foi adotado pelos povos chineses, que consideravam o chá como a bebida do imperador.

Segundo a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), por volta do século III d.C., o chá tornou-se uma bebida diária na cultura chinesa, foi nessa época que o cultivo e o processamento do chá começaram. 

O chá em outras culturas.

O chá se espalhou pelo mundo, influenciando diversas culturas. A plataforma britânica relata que, por volta de 800 d.C., as primeiras sementes de plantas para cultivo de chá foram levadas por alguns chineses para o Japão.

Em 1810, os chineses da região de ximen também cultivaram o chá na ilha que hoje é conhecida como Taiwan.

No mesmo ano o chá chegou ao Brasil, através das embarcações portuguesas, mas somente no século XX a produção começou a se desenvolver, especialmente no estado de São Paulo.

Hoje, o hábito de tomar chás é popular em todo mundo.
Resgatando uma tradição milenar, onde nossos antepassados, se beneficiaram dessa prática, tratando a si próprio e ao próximo. 

Tenho uma grande apreciação por essa bebida maravilhosa. Aproveitando sempre para experimentar diversos tipos e sabores.

 Respeitando sempre as indicações, contraindicações e interações medicamentosas de cada erva.

Preservando a segurança de minha saúde e de todos os seres vivos.





Comentários

Compartilhe